O Instituto Sweet é uma academia multidisciplinar, conveniada ao Sindicato dos Profissionais da Beleza e Técnicas Afins, fundado em 17/11/1932, tendo como objetivo principal a formação de gestores e profissionais de beleza com ênfase nas disciplinas de empreendedorismo, gestão, marketing de relacionamento, arte-educação, educação social e complementar, com conteúdo interdependente às disciplinas de moda e estética.

Dentre seus objetivos principais, também atua na difusão de modelos e práticas de negócios sustentáveis ao segmento de comércio, serviços e negócios de beleza, inclusive atuando na forma de licenciamento e franchising de salões-escolas.

Objetivos Específicos

Trabalhar em prol de regulamentação da educação do setor da beleza mundial, atuando em como entidade consultiva e de colaboração aos órgãos públicos.

Fornecer cursos livres, técnicos e profissionais de todas as disciplinas como segmento de atuação.

Editar materiais didáticos de interesse da instituição, seus alunos e do setor.

Contribuir como fonte de conhecimento técnico e de divulgação de artigos científicos.

Implantar convênios com estabelecimentos de beleza, fomentando convênios de estágio e aprendizagem.

Diretor Presidente do Instituto Sweet

Márcio Michelasi é um educador, pesquisador, palestrante e especialista em negócios e serviços do mercado da beleza. Como profissional das disciplinas artísticas, possui formação em fotografia, cinema, make-up e arte-educação; como profissional em disciplinas terapêuticas possui formação psicanálise psicobiosófica, programação neurolinguística, coaching, terapia em estética, terapia oriental chinesa, dentre outras disciplinas da cultura terapêutico-complementar; por fim, como Consultor e Gestor possui formação em análise de sistemas, direito, política e estratégia, dentre outras. Participa há mais de 15 anos como dirigente e consultor de entidades sindicais, profissionais e sociais (Pró-Beleza, Pró-Beleza Brasil, ABSB, UST, Qualificare, Instituto Miss e Mister, dentre outras). Como representante e consultor do segmento de beleza esteve, junto a importantes nomes e organizações, à frente do movimento em prol da aprovação do projeto de Lei 5230/2016, hoje Lei 13.352/2016 – Salão Parceiro.

Atualmente, além de trabalhar como membro ativo em prol da regulamentação do setor da beleza através de difusão de boas práticas e normas técnicas, participa ativamente como consultor de projetos de lei de interesse do setor da beleza, a exemplo dos projetos de Lei 4747/2016 e 5521/2016, que propõem a formalização de agentes, consultores e gestores do setor de moda, beleza e estética com ênfase em marketing de relacionamento, também conhecido como marketing multinível. Sua contribuição ao setor pode ser verificada em alguns periódicos, quais sejam Revista H&M, Revista Cabelos & Cia, Veja São Paulo, Vivabeleza, dentre outros.

Márcio Michelasi na mídia:
Viva Beleza, JusBrasil, Agromeeting, Abihpec

Conselho Técnico

Paulo Kazaks
Paulo KazaksDiretor Executivo

A vontade de fazer a diferença levou o empreendedor Paulo Kazaks além em suas ideias e conquistas. O segmento de beleza, até então desconhecido para o empresário, tornou-se uma grande paixão. Toda a trajetória adquirida como executivo na loja renomada (Mont Blant), impulsionou Kazaks a desenvolver um conceito inovador, que hoje se expande pelo mundo, hoje a Sweet Hair exporta seus produtos para mais de 55 países. O principal mercado da indústria é a Espanha, Itália, França, USA e Emirados Árabes Japão. Por mês, a indústria fabrica 140 toneladas de produtos. “Exportamos 45% da produção e, nos próximos anos, esperamos estar em 70 países e exportar de 70% a 80%”, Entre as estratégias para ampliar as vendas no exterior está a participação em diversas feiras internacionais. Somente este ano, a Sweet Hair tem 30 eventos fora do Brasil, incluindo feiras nos Estados Unidos, Angola, China, Colômbia e Espanha, entre outros. Escritórios próprio em Madrid e Miami.

Gerson Ferreira
Gerson FerreiraDiretor Executivo

Sócio Proprietário Fundador e Diretor Logístico da Sweet Hair há 06 anos. Com 25 anos de experiência na área logística de transportes alimentícios, eletroeletrônicos, cargas fracionadas, alto luxo e cosméticos. Responsável por toda área logística Sweet Hair Nacional e Internacional, realizando um trabalho de desenvolvimento na construção da ampliação de nossos estoques e também no alto padrão de entrega de nossos produtos. Buscando sempre o aprimoramento de nossos processos logísticos e inovação de mercado para da melhor forma atender nossos clientes com excelência! Participante assíduo na criação de todas as nossas inovações, realizando com abrangência o desenvolvimento de todos setores da marca Sweet Hair. Assim, contribuindo com todo o time, para levar à todas as mulheres do mundo “’A Magia do Irresistível em nossa Fábrica de Sonhos”.

Paulo Vargas
Paulo VargasDiretor Técnico

Hair stylist e Coordenador internacional na área de Educação Técnica Sweet Hair há 6 anos. Formado na area capilar e cosmetológica, com 12 anos de carreira tendo participado de cursos de capacitação e extensão na área capilar no Brasil e exterior.
Responsável pelo desenvolvimento de cosméticos inovadores em conjunto com a área química e farmacológica e por capacitar profissionais cabeleireiros de mais de 33 países.
Representa com maestria os ideias e conceitos da marca Sweet Hair sendo um ícone reconhecido mundialmente.

Mônica Aguirre
Mônica AguirreEmbaixadora

Monica Aguirre atua no mercado de beleza há mais de 20 anos ao lados dos Hair Stylist mais renomados no Brasil e no mundo. Vencedora dos prêmios mais importantes do setor de beleza, participou do Simpósio Las Vegas para mais de 15 mil cabeleireiros de todo o mundo e ministrou cursos em feiras internacionais como Cosmoprof (Orlando), MBC by Beauté Selection (Paris, Itália e Alemanha) entre outros. Sócia e Embaixadora do Instituto Sweet e também delegada do Sindicado Pro Beleza Brasil onde ministra cursos e workshops com técnicas internacionais para cabeleireiros, consultores de marketing de rede, gestão de salão (salão parceiro), empreendedorismo e empoderamento feminino.
Atua diretamente na Libra, uma instituição que tem parceiria com a ODS, Palácio do Governo, Assembleia Legislativa, OAB e Ministério Público., e através do Núcleo Sweet for SHE leva formação, certificação, capacitação e nano empreenderismo ligado às instituições governamentais.

SAIU NA MÍDIA